Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/728
Título: Caracterização clínica, imunológica e molecular de pacientes portadores de doença granulomatosa crônica atendidos no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP)
Autor(es): TORRES, João Henrique de Andrade
PIMENTEL, Lívia Cardoso
MARQUES, Paula Teixeira Lyra
SOUZA, Edvaldo da Silva
FALCÃO, Ana Carla Augusto Moura
TORRES, Leuridan Cavalcante
OLIVEIRA FILHO, João Bosco de
Palavras-chave: Pneumonia
Abscessos
BCGíte
Doença granulomatosa crônica
Dihidrorodamina
Data do documento: 2016
Resumo: Objetivos: Descrever aspectos clínicos e imunológicos de pacientes portadores de Doença Granulomatosa Crônica (DGC). Método: Revisão de prontuários de 9 pacientes portadores de DGC acompanhados no Serviço de Imunologia Clínica do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), de março de 2013 a julho de 2015. Para a avaliação funcional de neutrófilos (produção de ânion superóxido) foi utilizado o teste da Dihidrorodamina 123 (DHR 123). Avaliação molecular foi realizada em 2 pacientes. A pesquisa seguiu as regras do Conselho Nacional de Saúde para pesquisas com seres humanos. Resultados: 6 pacientes do sexo masculino e 3 pacientes do sexo feminino. A idade média do diagnostico foi de 5,8 anos. As infecções mais frequentes foram pneumonia (7), abscessos (3) e BCGíte (3). Colite foi observada em 4 pacientes. Os agentes etiológicos mais comuns Staphylococcus aureus (5), Aspergillus (3) e Klebsiella (2). Sequenciamento genético foi realizado em dois pacientes e detectada a mutação patogênica c.1162delG, p.D388fs no gene CYBB. Conclusões: Estes são os resultados preliminares da avaliação de um pequeno grupo de pacientes com DGC. Pneumonia, abscessos e BCGíte foram o sinal de alerta para o diagnóstico. Sequenciamento de DNA foi realizado em dois pacientes com mutações CYBB e em andamento para os demais pacientes.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/728
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DGC (1).pdf218.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.