Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/801
Title: A percepção do estudante de medicina sobre sua experiência educacional com pacientes sob cuidados paliativos em um hospital escola do nordeste do Brasil
Authors: DOURADO, Juliana Carneiro Cabral
Keywords: Cuidados-paliativos
Medicina
Internato
Issue Date: 19-Aug-2012
Abstract: Objetivo: Investigar a percepção do estudante de medicina sobre sua experiência educacional com pacientes sob cuidados paliativos. Método: Estudo qualitativo envolvendo estudantes do sexto ano de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde, em rodízio na casa de cuidados paliativos do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Foram realizadas entrevistas individuais e os dados foram coletados utilizando-se um gravador, sendo degravados e digitados no Word 2007. Foram analisados por dois autores e um colaborador, médico da casa de cuidados paliativos. Resultados: Inicialmente, os estudantes achavam que o estágio não seria proveitoso, porém perceberam que, com o passar dos dias, o rodízio foi de fundamental importância para lidar com a morte, com a dor, com os pacientes em seu momento final da vida. Na percepção dos estudantes, o principal aspecto do rodízio na casa de cuidados paliativos foi o olhar humanizado que eles puderam observar e experimentar. Conclusão: A percepção do estudante de medicina sobre o estágio na casa de cuidados paliativos do Imip foi positiva, pois puderam lidar com a perda do paciente, entendendo que a morte é algo natural. Além desse fato passaram a ter um olhar mais humanizado, dedicando mais tempo ao cuidado do paciente.
Description: ORIENTADOR: Gilliatt Hanois Falbo CO-ORIENTADORA: Hegla Virginia Florencio de Melo Prado
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/801
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Juliana Carneiro C Dourado.pdf501.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.