Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/849
Title: Molhos de tomates processados e sua relação com a quantidade de sódio: um aviso para o desenvolvimento da hipertensão
Authors: ARAÚJO, Ellen Veruska de
MELO, Franciely Leandro de
CAVALCANTI, Sydia Darcila Machado
MELO, Fabiana Lima de
Keywords: Hipertensão
Sódio
Análise
Rotulagem nutricional
Molho de tomate
Issue Date: 2020
Abstract: RESUMO: O atual estudo teve o objetivo de analisar os molhos de tomates processados e sua relação com a quantidade de sódio de acordo com a legislação em vigor. O estudo é do tipo observacional descritivo, sendo a coleta do teor de sódio realizada em três supermercados de redes distintas por meio da análise da rotulagem nutricional existente em cada molho. Na coleta, foram analisados dados de 22 tipos de molhos distribuídos em treze marcas diferentes. Dos tipos observados, 15 apresentaram exacerbado teor de sódio, correlacionando, portanto, o consumo de molhos ao consumo excessivo de sódio. Diante disso, é imprescindível a necessidade de estimular a população a se conscientizar evitando sempre que possível o consumo de alimentos processados e dando preferência aos alimentos in natura, ajudando assim a prevenir e tratar uma série de problemas de saúde, como a hipertensão por exemplo, e quando isso for inevitável, que procure alimentos menos lesivo à saúde.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para conclusão da graduação em Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/849
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC versão final - Ellen e Franciely.pdf150.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.