Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/849
Título: Molhos de tomates processados e sua relação com a quantidade de sódio: um aviso para o desenvolvimento da hipertensão
Autor(es): ARAÚJO, Ellen Veruska de
MELO, Franciely Leandro de
CAVALCANTI, Sydia Darcila Machado
MELO, Fabiana Lima de
Palavras-chave: Hipertensão
Sódio
Análise
Rotulagem nutricional
Molho de tomate
Data do documento: 2020
Resumo: RESUMO: O atual estudo teve o objetivo de analisar os molhos de tomates processados e sua relação com a quantidade de sódio de acordo com a legislação em vigor. O estudo é do tipo observacional descritivo, sendo a coleta do teor de sódio realizada em três supermercados de redes distintas por meio da análise da rotulagem nutricional existente em cada molho. Na coleta, foram analisados dados de 22 tipos de molhos distribuídos em treze marcas diferentes. Dos tipos observados, 15 apresentaram exacerbado teor de sódio, correlacionando, portanto, o consumo de molhos ao consumo excessivo de sódio. Diante disso, é imprescindível a necessidade de estimular a população a se conscientizar evitando sempre que possível o consumo de alimentos processados e dando preferência aos alimentos in natura, ajudando assim a prevenir e tratar uma série de problemas de saúde, como a hipertensão por exemplo, e quando isso for inevitável, que procure alimentos menos lesivo à saúde.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para conclusão da graduação em Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/849
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC versão final - Ellen e Franciely.pdf150.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.