Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/855
Título: A relação médico-paciente sofre influência de informações de saúde on-line?
Título(s) alternativo(s): Is doctor-patient relationship influenced by health online information?
Autor(es): MOTA, Luciana Rodrigues Alves da
COSTA NETO, Henrique Augusto Alves da
FERREIRA, Carolina Cavalcanti Gonçalves
FALBO, Ana Rodrigues
LORENA, Suélem de Barros
Palavras-chave: Internet
Relações médico-paciente
Papel do médico
Participação do paciente
Data do documento: 2020
Resumo: RESUMO Objetivos: Analisar opiniões e atitudes relatadas por médicos especialistas frente às informações de saúde on-line e suas interferências na relação médicopaciente. Métodos: Estudo transversal desenvolvido entre 2016 e 2017 em Recife-Pernambuco-Brasil que utilizou um questionário presencialmente em uma população de 183 médicos especialistas do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Os resultados foram analisados através do Statistical Package for the Social Sciences. Obtida aprovação do Comitê de Ética sob o número de comprovante 121004/2016. Resultados: Na opinião de 85,2% dos médicos, as informações on-line sobre saúde têm tanto impacto positivo quanto negativo na relação médico-paciente. Diante de um paciente questionador que diz ter pesquisado informações na rede, 98,9% dos médicos fazem com que o usuário entenda as razões sobre seu diagnóstico e tratamento. 59% já tiveram paciente que modificou o tratamento recomendado por ter visto informações na Internet. 73,8% concordam que as informações on-line sobre saúde têm efeitos positivos para o público em geral, mas 89,1% opina que a maioria dos pacientes não sabe quais informações sobre saúde on-line são confiáveis. Conclusão: Os médicos pesquisados veem as informações on-line sobre saúde de forma positiva, mas percebem que é necessário ter cautela quanto as repercussões das mesmas sob o tratamento dos pacientes. Há preocupação quanto a acurácia dessas informações, cabendo ao médico e às instituições de saúde instruir os pacientes quanto as fontes de qualidade e que estejam acessíveis ao entendimento de leigos, visto que os pacientes passaram a ter voz ativa através da garantia do princípio ético da autonomia. Unitermos: Internet; Relações Médico-Paciente; Papel do Médico; Participação do Paciente.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/855
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo versão final do TCC sem as tabelas.pdf321.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Artigo completo publicado.pdf397.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tabela 1.pdf151.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tabela 2.pdf411.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tabela 3.pdf258.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.