Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/896
Title: Desenvolvimento de vídeo para auxílio da avaliação e orientação pré-anestésica pediátrica
Other Titles: Video development to support pediatric pre-anesthetic evaluation and guidance
Authors: COUTINHO, Pollyana Maria Marinho Duarte Bailey
BEZERRA, Camila de Moraes
CASTRO, Marianilza Amorim
LIMA, Luciana Cavalcanti
CUMINO, Debora de Oliveira
ANDRADE, Andréa de Oliveira Costa
SILVA, Charles Arthur Nazário Guedes da
Keywords: Comunicação médico-paciente
Anestesia pediátrica
Vídeo
Issue Date: 2020
Abstract: Resumo CENÁRIO: A rotina de avaliação pré-anestésica de crianças apresenta desafios no que concerne a comunicação entre médicos, pacientes e seus responsáveis. Nesse contexto, é de fundamental importância o desenvolvimento de vídeo que auxilie na assimilação das informações e orientação do procedimento anestésico, facilitando, dessa forma, o entendimento da criança e de seus responsáveis. Além disso, podem ainda contribuir para a redução dos níveis de ansiedade e medo. Diante disso, estudos mostram que a utilização de recursos lúdicos, como animações, afetam positivamente na redução da morbimortalidade inerente ao processo anestésico. OBJETIVOS: o objetivo desse estudo foi elaborar um vídeo para orientação pré-anestésica de crianças em idade escolar. MÉTODOS: estudo metodológico de elaboração de vídeo com desenho transversal. Foi elaborado em duas fases: a construção de um roteiro que pontuou os principais aspectos a serem abordados numa consulta anestésica pediátrica, além da produção de uma animação para a orientação e preparação de pacientes pediátricos em idade escolar. O projeto foi desenvolvido entre outubro de 2018 a fevereiro de 2020, com o departamento de tecnologia de informação (TI) da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS. CONCLUSÕES: Foi elaborado um vídeo com o objetivo de auxiliar profissionais de saúde no preparo anestésico de pacientes pediátricos e de seus familiares, além de impactar no desenvolvimento de estratégias para diminuição da ansiedade e do medo desse grupo. Não foi realizada a análise do impacto do vídeo na prática médica. Palavras-chave: Comunicação médico-paciente; Anestesia pediátrica; Vídeo.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/896
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.