Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/999
Título: Estado nutricional de pacientes oncológicos idosos: comparação entre métodos antropométricos e subjetivos
Autor(es): BRYK, Larissa Iszczuk Almeida
CORREIA, Marcela Bizarro Guerra de Barros
OLIVEIRA, Mirella Gondim Ozias Aquino de
AUGUSTO, Elda Silva
Palavras-chave: Avaliação nutricional
Idosos
Oncológicos
Desnutrição
Data do documento: 2019
Resumo: RESUMO Introdução: O câncer é uma enfermidade que se caracteriza pelo crescimento desordenado de células que podem invadir tecidos e órgãos adjacentes e/ou espalhar-se para outras regiões do organismo. Atualmente, é considerada a segunda causa de morte por doença nos países desenvolvidos, atrás apenas das doenças cardiovasculares, configurando-se, portanto, como um grande problema de saúde pública. Com o tratamento oncológico, os pacientes apresentam, além da perda de peso, anorexia, prejuízos na absorção e/ou utilização de nutrientes e carências específicas de nutrientes que agravam a sua condição clínica e nutricional. Objetivo: Avaliar a concordância entre métodos de avaliação nutricional aplicado á idosos oncológicos atendidos em um centro de referência de Pernambuco. Metodologia: Estudo transversal realizado com idosos oncológicos internados em um centro de referência do Nordeste brasileiro (Recife/PE). Foram realizadas aferições antropométricas tais como: peso, estatura (est) e Índice de Massa Corporal (IMC), da medida de composição corporal circunferência da panturrilha (CP), além da aplicação de dois instrumentos subjetivos de avaliação nutricional tais como Avaliação Subjetiva Global (ASG) e Mini Avaliação Nutricional (MAN). Os dados foram tratados no programa SPSS versão 22.0 para Windows e Excel 2010. O Comitê de Bioética em Pesquisa do IMIP aprovou o presente estudo CAAE nº 03225118. A concordância foi medida a partir do índice ponderado kappa. Resultados: A amostra foi composta por 52 idosos, com idade entre 60 e 87 anos, a média de idade foi de 70,8 anos (+/- 6,76 DP). A média do IMC foi de 22,07 kg/m2 (5,18 DP). Segundo o indicador IMC 50% da amostra eram desnutrida, 42,3% eutrófica e com excesso de peso apenas 7,7%. O déficit nutricional segundo o indicador CP estava presente em 29,97% dos pacientes avaliados. Segundo a MAN 55,7% estavam com desnutrição, enquanto que de acordo com a ASG 51,9% tinham risco de desnutrição e 34,6% apresentavam desnutrição. A concordância entre as variáveis IMC, ASG e MAN foi desprezível (p=0,121) e (p=0,237), enquanto a concordância entre a CP, ASG e a MAN foi boa (p=0,004), (p=0,001), respectivamente. Conclusões: O estudo apontou uma forte concordância entre a circunferência da panturrilha, que é considerado uns dos parâmetros adequados a ser aplicado a população idosa, com os métodos subjetivos de avaliação nutricional, sugerindo que a aplicabilidade desta ferramenta pode identificar a desnutrição nesta população de forma adequada, o que favorece a tomada de condutas nutricionais mais adequadas. Palavras-chave: Avaliação nutricional, idosos, oncológicos, desnutrição.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Pernambucana de Saúde, Recife - PE, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Bacharel em Nutrição. Sob a orientação da Professora Mirella Gondim Ozias Aquino de Oliveira.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/999
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estado nutricional de pacientes oncológicos idosos_Larissa e Marcela.pdf419.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.